“Zé-do-Burro, de faca em punho,
recua em direção à igreja. Sobe um ou dois degraus, de costas. O Padre vem por
trás e dá uma pancada em seu braço, fazendo com que a faca vá cair no meio da
praça. Zé-do-Burro corre e abaixa-se para apanhá-la. Os policiais aproveitam e
caem sobre ele, para subjugá-lo. E os capoeiros caem sobre os policiais para
defendê-lo. Zé-do-Burro desapareceu na onda humana. Ouve-se um tiro. A multidão
se dispersa como num estouro de boiada, Fica apenas Zé-do-Burro no meio da
praça, com as mãos sobre o ventre Ele dá ainda um passo em direção à igreja e
cai morto.”
Dias Gomes
"Pagador de Promessas"
Eu gostei
da apresentação teatral que fizemos. Usamos marionetes porque era uma ideia
engraçada e legal, mas isso trouxe uma qualidade bem diferente à cena. A
intenção não era trazer uma interpretação simbólica com as marionetes porque
nem pensamos nisso quando decidimos usar as marionetes. Portanto eu acho que
existe uma interpretação e análise mais profunda devido ao uso de marionetes. É
uma cena muito seria mas fazemos de maneira engraçada. As marionetes não
demostram emoção então usamos movimento e elementos extradiégeticos para
demostrar a emoção da cena. Feito
assim a cena parece bem mais inocente apesar do conteúdo violento. Essa inocência
pode representar a inocência do próprio Zé e como ele está sendo mudado pelas
coisas acontecendo.
Além de
representar inocência, as marionetes também demonstram o tema da exploração do
homem pelo homem. Zé deve ser marionete das instituições na peça, mas no fim
ele está lutando contra eles. Representando todos os personagens como
marionetes pode introduzir a pergunta de que está controlando quem nessa história?
Quando o Zé morreu o Nathan até retirou a mão dele e talvez isso seja uma
representação do fato que não é marionete mais. Ele tem saído de sua posição
enquanto os outros continuem como marionetes dos sistemas que apoiam.