"Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações/
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações/
de apreço ao Sr. diretor."
“Poética” Manuel Bandeira p. 184
Eu gostei muito dessa imagem neste poema porque indica
uma frustração maior com a sociedade. Uma sociedade burocrática é chata e pode
até prejudicar arte porquê falta espontaneidade. Tudo tem que ser bem planejado
e medido numa sociedade assim. Não pode ofender ninguém e tudo tem que seguir
certas regras. Isso é muito claro hoje em filme, romance e televisão. Parece
que tudo é feito por comitê e voto popular, não por pessoas imaginativas. A mídia
hoje é um pouco diferente que a poesia descrita pelo Bandeira, mas a imagem
aplica ainda.
Poucas coisas populares são originais hoje. Este é o
problema. As pessoas que produzem mídia só querem dinheiro e sempre vão fazer o
mínimo esforço possível para enriquecer. As audiências leem e assistem qualquer
coisa produzida hoje. Por isso parece uma burocracia. Porque fazer mais do que necessário?
O sistema está funcionando e o povo está mais ou menos tranquilo então não
precisa esforçar mais. Esta ideia está destruindo mídia moderna. Eu concordo
com o Manuel Bandeira e eu sinto sua frustração com a poesia na época dele.